terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A importância dos programas de incentivo à leitura

A importância que a leitura adquiriu até aos dias de hoje é enorme. A leitura não é uma mera tentativa de descodificar o significado da escrita. Ela é vista como um processo interactivo entre o leitor e o texto, através do qual o primeiro reconstrói o significado do segundo.
Hoje em dia, existem programas de promoção da leitura, que têm um papel fundamental na fomentação desta actividade. Exemplo destes programas é o Plano Nacional de Leitura, criado em 2006, que foi lançado para um período de dez anos. Este plano tem como missão elevar os níveis de literacia dos portugueses, promovendo os hábitos de leitura, de modo a colocar o nosso país ao nível dos outros países europeus.
Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam à vontade para lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida.
A par dos programas de promoção da leitura lançados no quadro do Plano Nacional de Leitura, são também uma mais valia as iniciativas de âmbito local e regional e nacional, porque apesar deste plano ser um grande incentivo, o sucesso depende da intervenção de todos e de cada.
Por isso já sabem: fomentem a leitura, contribuindo assim, para o aumento do nível de literacia no nosso país.

Para perceberem melhor o que é o Plano Nacional de Leitura, deixo-vos aqui uma explicação feita pela ex-ministra da educação, Isabel Alçada:

Inês de Castro, nº140110097

Sem comentários:

Enviar um comentário