sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cultura da Internet e Wikileaks

Caros colegas,

Desempenhando a internet, na actualidade, um papel fundamental na difusão da Cultura, e numa semana em que os mais recentes documentos publicados pela Wikileaks correram novamente as bocas do Mundo, gostaria de conhecer a vossa opinião acerca dos fins desta organização.

Relativamente a esta questão, envolta em controvérsias e demagogias, recomendo vivamente a leitura do seguinte editorial, da autoria de Henrique Monteiro, escrito há cerca de um ano (um tesouro pessoal meu...!), carregado de argumentos interessantes e paralelismos que suscitam reflexão...

http://aeiou.expresso.pt/wikileaks-e-a-sociedade-decente=f620960

Partilharão da sua opinião, de que o princípio da transparência da diplomacia prevalece sobre o da segurança das relações entre os Estados? Deverá a internet ser o espaço privilegiado para a divulgação de relatórios confidenciais e comprometedores, bem como para a propagação de um espírito cultural justo e democrático?

Disse, em tempos, um filósofo: «A Internet é a salvação perante as tentativas de controlar a Cultura, por ser um espaço livre de pressões e interesses de qualquer tipo».

Qual é a vossa opinião sobre estas questões?


Saudações académicas!


João Cruz Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário