quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Três museus portugueses são finalistas do Museu Europeu do Ano 2012


Três museus portugueses estão entre os 46 nomeados para o Prémio do Museu Europeu do ano de 2012.
 
O Museu do Côa situado no Douro, o Hotel-Museu do Convento de São Paulo, no Redondo e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, nos Açores, são os representantes portugueses para um prémio de reconhecida importância e que é atribuído anualmente pela European Museum Forum. 
A EMF é uma organização sem fins lucrativos criada em 1977 e que promove o reconhecimento da qualidade das instituições museológicas, sob a chancela do Conselho da Europa.

Destaque-se também que a cerimónia da atribuição de entrega de prémios, assim como a organização da assembleia anual da European Museum Forum será realizada em Penafiel. A organização deste certame é sempre disputada por várias cidades europeias fruto das vantagens sociais, financeiras que trazem ao município.
 
Outro ponto de interesse prende-se com um outro prémio que é anualmente atribuído pelo Conselho da Europa a um museu europeu que se destaque pela modernização das suas instalações. O distinguido deste ano já é conhecido: Rautenstrauch-Joest Museum -- Kulturen der Welt, uma instituição que alberga um acervo de carácter antropológico e etnológico com sede em Colónia.

A atribuição do prémio do Conselho da Europa para os museus existe desde 1977 e é atribuído em colaboração com o EMF em Estrasburgo. 

in Público

Manuel Afonso Miranda 


.




1 comentário:

  1. Deixo-vos também aqui o link de uma outra notícia, veiculada pelo mesmo jornal e que me parece de interesse cultural.

    http://www.publico.pt/Cultura/forrest-gump-e-bambi-sao-dois-dos-filmes-protegidos-pelo-congresso-americano-1526753

    ResponderEliminar