quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Curiosidade....

"Desde o fim-de-semana que em França está disponível uma base de dados aberta a todos com imagens e detalhes de seis mil obras de arte roubadas. Quadros de Matisse, Chagall, Gauguin ou Picasso, esculturas, fotos de família, jóias e vinhos, peças de colecção valiosas que um dia pertenceram a alguém e hoje não têm mais proprietário, podem agora ser reconhecidas no site da Direcção central da polícia judiciária." ( http://www.publico.pt/Cultura/franca-lanca-base-de-dados-com-6-mil-obras-de-arte-roubadas-e-sem-proprietario--1520870)

Todos os anos ouvimos falar de roubos de obras de arte de valor incalculável.
Agora, os seus proprietários já as podem ter de volta!
Todas a obras recuperadas foram arrumadas num armazém e ao longo do tempo as referências aos seus proprietários foram-se perdendo. Foi então necessário arranjar maneira de as devolver ás vítimas os seus quadros, esculturas, jóias, etc... Assim sendo, o governo francês teve a ideia de criar uma base de dados onde se encontram as imagens das obras roubadas, para que estas possam ser identificadas pelos seus verdadeiros proprietários. Stéphane Gauffeny, chefe do Gabinete Central de Luta contra o Tráfico de Bens Culturais, explicou que a base de dados estará online apenas até dia 28 de Fevereiro de 2012, para que o processo se dê mais rapidamente.
Para que a obra seja devolvida ao seu proprietário não basta apenas dizer que se é proprietário. É preciso prová-lo.
A meu ver, este é um óptimo exemplo do avanço tecnológico da sociedade. A internet permite agora que obras desaparecidas há anos sejam finalmente devolvidas aos seus donos. Algo que seria muito difícil há uns anos atrás.

Aqui vos deixo o link da base de dados.
http://www.avisderecherches.interieur.gouv.fr/osvnaviguer.asp

Inês Ferrari Careto

Sem comentários:

Enviar um comentário